É muito comum sairmos pra almoçar ou jantar num restaurante! Por mais que a gente se planeje pra fazer as refeições em casa, ou com marmitas, acabamos tendo ocasiões que temos que comer fora! E aí, seja um evento de lazer ou numa ocasião de trabalho, a pergunta que geralmente ocorre é “O que posso escolher no menu?”? Bom, vou dar minha opinião sobre as melhores escolhas a fazer num restaurante, caso esteja num plano de controle de peso, e dependendo dos seus objetivos!

Se você esta numa fase de perda de gordura, a melhor opção é procurar os pratos com alto teor de proteína e baixo carboidrato, e principalmente com nível de gordura baixa! Pra isso, é importante saber se o prato é frito ou cozido em gordura, porque nestas ocasiões, a gordura não será benéfica pra você!

Então vamos lá, pra algumas opções que não tem errada!!

Salada: quando pedir uma, certifique-se que ela vem sem molho pronto! Na maioria das vezes os molhos de saladas de restaurantes são extremamente calóricos e cheios de gordura! O melhor é pedir sem molho e usar azeite extra-virgem e vinagre balsâmico para temperar! Em quase todos restaurantes atualmente é possível encontrar estas duas opções para temperar! Adicione o azeite e vinagre e desta forma você pode colocar óleos saudáveis sobre os legumes sem correr o risco de ter uma salada com molhos desnecessários com ingredientes obscuros. Eu recomendo saladas verdes, com alface, rúcula, espinafre, beterraba, cenoura, etc.

Carne: Quando pedir uma carne, certifique-se que você está escolhendo aquela com menor quantidade de gordura! De preferência aos peitos de frango ou peixe, ambos sem ser fritos! Se for pedir carne vermelha, bons cortes são file mignon e também patinho moído! Veja também como é o preparo da carne! O ideal  é que não venha com molhos e que seja cozida no forno, no vapor ou grelhada! O tamanho da porção da carne deve girar em torno de 150 gramas, que é uma boa quantidade de proteína pra uma refeição! Menos que isso não seja suficiente para desencadear um aumento efetivo na síntese de proteínas!

Se você está com sede, você tem duas opções: ou peça água mineral comum ou suco fresco. Eu não recomendo que você beba qualquer refrigerante ou álcool. Uma excelente dica é pedir água mineral e pedir um limão espremido!!

Se o seu objetivo for o ganho de massa muscular, pode adicionar um terceiro componente ao prato: carboidratos! Os melhores são batata doce, mandioca ou inhame! Mas muito provavelmente não encontrará eles do jeito que tem que ser em restaurantes! Então, opte pelo velho e bom arroz (se tiver integral, melhor ainda!). Se escolher um risoto, peça o que não tenha queijos e molhos! Com uns 50 a 100 gramas de carboidratos, você consegue carregar os estoques de glicogênio, melhorando muito a performance na academia, se for malhar depois!

Por último, mas não menos importante, certifique-se de não beber muito líquido enquanto come, pois eles dificultam a digestão!

 

Bom apetite!